quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Avança Aracaju !?!







Em vésperas de eleições as disputas políticas são grandes. Eu que não sou nada chegado a este assunto, aproveito o tempo de horário eleitoral gratuito para fazer algumas observações. É diferente observar os programas políticos depois de estar estudando comunicação. Torna-se até interessante, em alguns momentos, parar e observar os programas sem olhos de eleitor.

Alguns vídeos até que são bem produzidos, com boas imagens, bons textos, boa narração e bons jingles. Mas o que mais impressiona é a forma dos candidatos de falar. Aqueles que concorrem a prefeitura ( talvez por possuírem mais verba) devem estar tendo aulas de expressão com algum ator. Porque se percebe claramente o olhar, a gesticulação das mãos e dos braços, a postura, a entonação, parece tudo programado pra enganar. Já em outros candidatos é notável que nunca estiveram na frente de uma câmera. São muito desajeitados. Acabam sendo engraçados.
Engraçadas são as estratégias de marketing utilizadas. A oposição diz que vai fazer tudo, mas é tudo mesmo (e em apenas alguns dias). Até encontrar o baú no final do arco-íris eles vão. Tudo é prioridade. Acho que essa palavra tem o sentido de dar preferência a um determinado rumo de imediato. Mas não na oposição saúde, educação, segurança e todos os seus problemas serão prioridade. Além disso, a oposição usa de todo os artifícios para denegrir a imagem do atual governo. Frases pela metade e várias montagens. E aqueles depoimentos do povo! Será mesmo que são verdadeiros? Terá uma ajudinha por trás? Ou será apenas vontade do povão de aparecer na mídia?
O atual governo por sua vez faz questão de dizer que está sendo limpo, ético e que não vai responder as sujeiras. Será mesmo? Até que engana esse discurso ético. E para aqueles que nem sabem o que é isso, é simples. Basta fazer uma propaganda com o popular atual governador do estado mandando apertar o * e o *, pronto você voltou no bla bla bla bla bla bla. Isso repete-se tantas vezes que reparei um certo de Behaviorismo nisto. Behaviorismo é a psicologia do comportamento, estudada por Skinner, que estuda o comportamento conduzido. Ou seja, analisando essa propaganda pelo behaviorismo, o candidato acha que somos ratinhos de laboratório, e de tanto ele falar aperte o *e o* , nos vamos acabar votando. A oposição faz o mesmo, mas para fortificar a idéia, assimilam a cor do botão de confirmação com a cor do partido, da mudança, da esperança. Por fim, vem a frente de esquerda radical que fala quantos milhões cada candidato está gastando, os ponto fracos de cada um e já que nenhum dos outros candidatos prestam... Votem neles! Eles vão garantir os milagres dos trabalhadores e deixar o mundo igual.



Bom, não vim aqui pra falar e criticar a política, afinal como já disse anteriormente, odeio política e não tenho preferência por partido nem candidato. Eu vim aqui pra falar que em meio a tantos programas de desenvolvimento e coisas novas para Aracaju, não reparam que estamos perdendo coisas que já tínhamos.

Ano retrasado fui fazer uma matéria pro colégio no parque dos cajueiros. Um local maravilhoso que recebia centenas de famílias todos os fins de semana, com uma variedade enorme de opções em lazer e diversão, hoje está totalmente acabado abandonado e serve de foco de várias doenças como a própria dengue.


Vôos de Aracaju estão sendo retirados de rota aos poucos. No último dia 11 dois vôos da GOL com destino à cidades distantes como São Paulo e Rio de Janeiro foram suspensos. Era difícil viajar de avião imagine agora. Li numa noticia que a Ocean Air voltaria ontem dia 01/08/08 a Sergipe para repor a perda destes vôos. Rezemos para isto. Pra ir pra Natal pela GOL não é possível , pela TAM é preciso fazer um tour no centro-oeste depois voltar pro nordeste l. Daqui a pouco pra ir de Aracaju para Florianópolis vamos precisar fazer escala no Acre ( Exagerar faz parte : ).



No cinema Aracaju sempre estreou filmes na mesma data da estréia nacional, afinal tinha 2 cinemas, um com 9 e o outro com 5 salas. Hoje só temos um cinema e até filmes brasileiros estréiam atrasadíssimos, quando não estréiam. Dois grandes filmes muito esperados estrearam no resto do Brasil a quase 1 mês e aqui nada ainda.



No fornecimento de CDs, Livros e DVDs outro atraso. Não costumo muito comprar CDs e DVDs, costumo baixar tudo aqui na net. Mas, no inicio deste ano tinha um DVD especial que queria presentear a uma pessoa especial em seu aniversário. O DVD já tinha sido lançado há algumas semanas em todo o Brasil. Rodei Aracaju toda e não encontrei o original. O jeito é comprar pela internet ou na pirataria mesmo, essa sim nunca atrasa. Por isso vende tanto, está a frente de seu tempo.

Entre outras coisas o meu alerta é para isto, Aracaju está regredindo em muitos aspectos. No mais, vou indo embora. Pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer. O jeito é pegar meu carro e ir pra Salvador ver se consigo assistir Ensaio Sobre a Cegueira, o filme tão esperado, internacional, porém dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles, antes que lá saia de cartaz nos cinemas.

5 comentários:

Rebeca Rocha disse...

Vou-me embora pra Parsárgada que é melhor. :P
odeio política e odeio essas épocas de eleição, e não vou dizer que voto com a felicidade de termos conquistado a democracia, porque estaria mentindo. E assim como eu, tenho certeza que muitos o fazem por obrigação... Mas enfim, coisinhas tão insignificantes para eles que dizem respeito à cultura chegar aqui tão efeicientemente quanto nos outros lugares, né? Só querem voto mesmo. Por isso voto tudo branco o/ hahaha!
Adorei seu texto guguetts! Muito bom mesmo! ;** beijão!

Unknown disse...

Gu, muito interessante o seu texto. Talvez de início seja confuso alguém falar de política e chegar a cd´s e cinema no mesmo fio, mas você fez isso brilhantemente. Ao contrário de você, eu adorava política, sou da geração "cara-pintada" que, mesmo criticada pelos meios, fez sim a diferença. Porém, hoje, não tenho mais o mesmo idealismo, mas ainda acredito que temos obrigação de ter consciência polítca.
Sobre música e filmes... em Aracaju, o que seria de nós sem a internet??? Está solucionado o problema: vamos todos a Salvador assistir Ensaio sobre a cegueira. Ou vamos mandar emails pro cinemark e questionar a razão de o filme não ter estreado aqui ainda.

Parabéns pelo texto, querido. BACANA!!!!! Beijo

Carol Correia disse...

Guguete's playboy! Veja que eu não perdi tempo depois da conversa com você, kkkkkkkk.
Já eu acho que as pessoas que têm melhor desenvoltura são escolhidas pelo partido para serem prefeitos e não é uma mera coincidência que os vereadores tenham menos ou nenhuma.

Carol Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Mendonça disse...

Pois é Liberdade
gostei bastante do seu texto!
Mente aberta sempre ;)
e como vi no comentário de Jaci, você mudou de assunto e conseguiu não sair da linha,coisa muito dificil!
Parabens ..

beijo