sábado, 13 de setembro de 2008

O Rei da Praia


Primavera, Verão, Outono e Até Inverno.
Não importa a estação para sentir a magia de uma praia. Uma praia trás paz e tranquilidade, alegria e liberdade. Uma praia trás agito e descanso. Uma praia faz você parar e refletir. Observar e observar. Reflexões sobre vida, trabalho, amor, lazer, razões e emoções. Quando se tem como cenário uma praia, os pensamentos fluem de maneira mais fácil. A praia é o local ideal para ler, correr,deitar, conversar, dormir e sorrir. É bom para bater aquela pelada, tomar uma gelada, soltar pipa, construir castelos na areia, jogar capoeira, fazer um samba de roda e tocar uma viola. Andar de bicicleta, jogar frescobol, jogar peteca e arranjar uma paquera. Andar kitesurf, windysurf , minibuggy nadar e petiscar . Na praia pode-se fazer milhões de coisas. Mas a praia é o melhor lugar para Surfar.

São 3:20 da tarde o sol está enfraquecendo, caminhando para o fim de tarde. Chego na praia. Os pés tocam aquela areia gelada. Alivio. O vento forte balança as palhas do coqueiro,levanta a areia, e faz um som maravilhoso no meu ouvido. As ondas quebram no mesmo tom, e completam a harmonia. Os pássaros caminham na areia e voam dando rasantes. As pessoas, assim como eu, curtem aquele momento, a sua melhor maneira. Umas param e observam, outras tentam roubar um pouco do sol. Umas jogam a sua tradicional pelada, outras inovam no futebol americano. Umas treinam voleyboll, outras vão de frescoboll. Umas caminham, outras pedalam. Umas surfam outras assistem.

Pego minha prancha e vou caminhando em direção ao mar. Jogo a prancha no chão e parto pro alongamento. Fundamental e maravilhoso. Como é bom sentir seu próprio corpo, mirando as ondas do mar. Nos primeiros encontros com este, arrepios, frio, falta de coragem. Apenas até o primeiro mergulho. Subo na prancha e começo a remar em direção ao além. Furos e mais furos agitados pra passar a sessões de marolas. Até que se chega na parte calma....
Quase 50 surfistas reunidos em um pequeno espaço a espera da próxima série. Surfistas de alma não gritam, não fazem zoada. Surfistas de alma se cumprimentam, se respeitam, não procuram problemas aonde não existe. Não criam marra pra dizer que é surfista. Surfista de alma, senta e entra em sintonia com Yemanjá , Netuno e outros orixás. Num mar de surfistas de alma o silencio prevalece. Todos remam calados, sentam e pensam, refletem, cantam para si, até aparecer sinal de uma nova sessão. Quando ela vem, não existe local e haole. Não existe o bom e o ruim. Todos são iguais perante ele. O rei da praia. Ele é o único que manda ali. Ele diz quem pega onda quem não pega. Ele é único que impõe força e marra quando é preciso. Mas se acalma quando não. Ele conhece todos ali. Ele sim é o local do pico. Ele não aceita sujeira nem desrespeito. Ele manda e desmanda. Ele não precisa de galera e capanga. Ele luta sozinho contra todos. Afinal ele é o verdadeiro rei da praia. O líder. O grande. O soberano. O poderoso. O sábio. O forte. O MAR.

3 comentários:

Rebeca Rocha disse...

gostei mesmo :D arrasou guguets!
kkkkk =]
beeeijo surfista!

Unknown disse...

eu conheço essa fotoooooooo ;D vc trouxe uma lembrancinha pra mim quando foi pra lá pro frances. até hje tenho aqui. ownn kkk

beijo guguinha

Unknown disse...

não tem lugar mais sublime e belo do que o mar.É majestoso mesmo, e só os sábios tem clareza da sua magnanimidade.também sou uma apaixonada pelo mar e vc me fez passear pelas areias finas e sentir as águas mornas da praia do Francês(linda demais).Parabéns, continue escrevendo com o coração.