quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Amor de Fã

Amor de Fã é um amor muito bonito. (Por acaso existe amor feio?). Creio que não, mas, se pararmos para analisar bem, amor de fã é um amor diferente. Diferente porque é um amor incondicional por uma pessoa que você nunca sequer teve contato. Amor por alguém que você nunca conversou e trocou uma idéia. Um verdadeiro amor a algumas vistas.

Você vê a pessoa na televisão, ouve-a algumas vezes no radio, lê o seu livro, escuta suas músicas, lê alguma entrevista e pronto já se ama. Inicia-se um acompanhamento sem limites, buscam-se todas as informações, fotos e pôsters, todos os livros ou CDs e DVDs. Vai para todos os shows que lhe for permitido, mesmo que seja o mesmo show com o mesmo repertório. Faz o possível e o impossível para estar o mais perto possível do ídolo e, quem sabe, depois de perder a voz de tanto gritar, conseguir uma foto ou um autografo deste. Autografo? O que seria um autografo? Uma simples assinatura dessas que você escreve toda vez que passa o cartão de crédito. Mas, como é a do ídolo, toda estilizada e com dedicatórias feitas especialmente pra você (e pra todo mundo que pedir), não se lava mais a camisa ou, se foi num papel, este é pregado na porta do guarda-roupa ao lado do maior pôster. Se conseguir a foto? Ah esta vai ser revelada bem grande e vai para uma moldura na parede do quarto e claro, num álbum único no Orkut! Tudo que tem sinal do ídolo é comprado. E a mídia comercial tira muito proveito disso. Afinal o amor do fã o deixa completamente irracional. Mesmo quando as condições financeiras não são favoráveis faz-se o necessário para acompanhar e ter tudo do ídolo. Todos os livros, DVDs e CDs originais para ajudá-lo (as gravadoras e editoras é que fazem a festa). E o amado lá nadando em piscina de dinheiros. Você compra tudo pra o tornar mais fã que os outros, para que saibam que é fã, para demonstrar o teu amor.

Mas o verdadeiro fã não precisa de nada disso. O verdadeiro fã é inteligente. Verdadeiro fã aprecia o seu ídolo pelo seu trabalho, por seu talento e não porque este sempre está na mídia com a cara bonitinha distribuindo sorrisos. O verdadeiro fã ama pra si mesmo. Não precisa usar uma camisa Iron Maiden, Metálica, Evanescence, se vestir todo de preto e dizer que é do mal pra gostar do metal e suas vertentes. Não precisam plotar o seu carro com adesivo gigante do ASA ou da patinha de dinossauro do Chiclete, não precisam colocar faixas na cabeça nem fazer tatuagem. Não precisa colocar o cabelo de lado pra gostar de Nxzero e Fresno. Enfim, o verdadeiro fã, seja de um cantor, autor, grande esportista ou ator, não precisa fazer aquilo que a indústria cultural quer que ele faça. Porque o verdadeiro fã não ama pra dizer que ama. Ele admira intensamente.

2 comentários:

Rebeca Rocha disse...

aêê conseguiu adicionar :D
deixe de enxame com esse me ensine a escrever! rum
kkkkkkkk
adorei o texto tb! :DD
beijão :**

Carol Mendonça disse...

todo boy esse guga..
seus textos tão ficando legais pra caramba :)

beijoo