terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma breve observação sobre o anúncio da Odonto Fantasy 2009

Ao observar os out-doors da cidade e olhar atualizações do orkut, coisas que fazem parte da minha rotina, me deparei com este anúncio da Odonto Fantasy 2009. Sinceramente não gostei da comunicação que ele trás. Odonto Fantasy talvez seja a festa particular mais esperada do ano, não comparando com Pré-caju, nem com os Forrós publicos que acredito serem um perfis diferentes. A Odonto ao longo destes 11 anos cresceu, criou raízes e se consolidou como uma das maiores festas de Sergipe e com grande repercussão nacional. Todo mundo espera, comenta, deduz as atrações pensa nas fantasias e pergunta o famoso " Vai de que pra odonto?".

Acredito que por estes motivos e por se tratar de uma festa muito bem falada, a própria festa já é um marketing viral, que corre boca a boca fortemente e sempre é sucesso independente de sua

programação. No anúncio, que acredito ser um teaser, não encontrei harmonia entre a festa, a pose, o figurino e a produção da foto da modelo. Se olharmos só pra modelo parece que ela está ali pra vender um serviço e não uma festa tão descontraída e divertida como é a Odonto Fantasy .

Não sei se partiu da agência ou do cliente, mas o que é evidente é que ainda pensam que pra fazer um bom anúncio deve-se ter uma foto de um lindo(a) modelo com cara de astro de cinema. Mas se enganam, pois se eles não forem bem relacionado ao tema e ao resto do anúncio, eles podem acabar por atrapalhar a mensagem a ser interpretada. Na minha opinião essa menina não tem nada a ver com o anuncio nem com a festa.

Lê-se o texto, que fala de preparação de fantasia, olha-se pra ela com cara de quem diz " Deixa comigo" e vê-se que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Se é pra fazer um bom teaser, eu tiraria ela, deixaria só o título, a data, o local e a marca do Odonto Fantasy. Pronto.

Mesmo que este seja um teaser, o anúncio do ano passado era todo colorido uma modelo com uma fantasia bem diferente com toques surrealistas (várias mãos saindo dela). Este ano colocam uma menina de braços cruzados, de blusa branca e fazendo cara de sabedoria ( ou sei lá o que). Pra que? Ao entrar no Site, me deparo com outra foto da mesma, também de braços cruzados e desta vez fazendo biquinho. Nada contra a modelo, (repito) o problema foi a falta de coerência entre ela, o anúncio e a festa.

Claro que parabenizo pelo ótimo jingle do ano passado que se consagrou e que marcou a festa. Traduz o clima da festa, por isso acho que vale sim ser repetido por muitos anos pra criar essa expectativa. Veremos como irá acabar essa campanha. Espero que a agência dê a volta por cima, surpreenda e finalize com uma peça boa.

Sem querer fazer comparações, termino a crítica com o anúncio do Pre-cajú 2010. Não preciso nem comentar, é evidente a harmonia entre o anuncio a festa e a produção e tratamento da foto e dos modelos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também achei a mesma coisa ao olhar o anúncio da odonto. A modelo não tem nada a ver com o ele.
Quanto ao do précaju, também não gostei.
Esperava mais das organizações das festas.

Marise Fontes disse...

Rapaz, pensei a mesma coisa! A Odonto deve ter verba e experiência suficiente para uma campanha bem "chocante"! Nem um pouco envolvente nem chamativa.

Unknown disse...

Pensei a mesma coisa q vc na hora q vi, Guguets!!